-
Arquitetos: Ksymena Borczynska
- Área: 150 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ksymena Borczynska
Descrição enviada pela equipe de projeto. Viajando pela Costa Rica quando a pandemia começou, meu parceiro e eu encontramos um pedaço de terra na selva e decidimos criar um lar ali. Montamos uma barraca e passamos alguns meses morando no local e conhecendo a região. Então, começamos a construir a casa, aos poucos, seguindo as ideias e necessidades que surgiram a partir do conhecimento da região.
A nossa certeza era que queríamos passar os dias ao ar livre, explorar a natureza e que a nossa casa tivesse um impacto mínimo no meio ambiente. Também queríamos projetar e construir o máximo possível por conta própria. A maior parte da estrutura e a maioria dos móveis foram desenhados e feitos à mão por mim. Meu parceiro desenvolveu sistemas de água e eletricidade independentes da rede e criou o conceito de iluminação.
O telhado levemente ondulado é sustentado por pilares e vigas duplos, todos feitos da mesma madeira local de 2''x2'' chamada de louro. Os pilares são ancorados em uma série de pequenas fundações de concreto. Dentro da casa, o solo argiloso natural e sua topografia são preservados e cobertos por uma camada de cascalho, de onde são erguidas plataformas de madeira e concreto. A água da chuva, que escorre do telhado para a calha de madeira, abastece uma caixa d'água e uma pequena piscina. As cortinas fecham durante as chuvas fortes, proporcionando proteção translúcida que dança ao vento. O design leve e flexível funciona bem nesta área, onde a atividade sísmica e os movimentos do solo são comuns. O uso de componentes leves permite que uma única pessoa construa a estrutura.
Os espaços são definidos pelo seu entorno, que os encerra, os amplia, enquadra vistas... À noite, uma luz suave e quente define as colunas e ilumina os espaços e a natureza que os rodeia. As árvores ao redor sombreiam a casa onde sopra uma brisa do vale. Isso, e obviamente a natureza aberta da estrutura, evita o acúmulo de calor e umidade. Não cortamos uma única árvore para construir a casa, apenas removemos alguns galhos perigosos.
Morar nesta casa é estar em contato constante e intenso com a natureza. Podemos sentir todas as mudanças de luz, vento, temperatura, umidade; há cheiros infinitos. Conhecemos todos os animais que vivem à volta e dentro de casa, as suas personalidades, os seus costumes. Somos acordados pelos cantos dos papagaios e dos macacos e a melodia contínua em constante mudança ao longo do dia.
Nunca tivemos uma experiência ruim com animais. Nós removemos cobras venenosas com pinças e as soltamos na selva. O mosquiteiro amplo e personalizado nos dá a proteção que precisamos durante a noite. E o desenho muito simples da casa, sem camadas ou partes ocultas, nos permite ver quais criaturas querem coabitar conosco e, então, decidimos se estamos dispostos.